Veja como resolver problemas de desabastecimento e compra de medicamentos e insumos hospitalares

O assunto do post de hoje ganhou visibilidade durante esta crise de saúde que o mundo enfrenta. O desabastecimento de medicamentos e insumos hospitalares – que de forma geral era pauta concentrada entre a distribuidora hospitalar e os gestores envolvidos em serviços de compra de medicamentos, agora também é preocupação de outros setores da sociedade. 

Ao acompanhar os noticiários, podemos perceber que é realidade a escassez de medicamentos essenciais para pacientes graves, enquanto há estoques de outras drogas que estão paradas e sem destino. Essa relação é diretamente ligada à gestão e planejamento, conforme a demanda ou orientações. 

No Brasil, foi orientado que essa escassez poderia ocorrer, mas não houve boa gestão da informação. Então, o que queremos te mostrar aqui, é que se você não fizer um bom planejamento e não contar com uma distribuidora hospitalar confiável para compra de medicamentos e produtos hospitalares, o seu problema poderá ganhar dimensão maior. 

Lembre-se que o hospital que você administra ou a clínica a qual você faz a gestão, não deve correr riscos durante uma pandemia, é claro, mas em outros momentos também é essencial contar com parceiros que mantém a transparência em todo o processo da distribuição do seu pedido. 

Escolha uma distribuidora hospitalar segura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula e fiscaliza os produtos relacionados à saúde aqui no país, tem um manual de boas práticas para o transporte dos medicamentos. E é a partir dele que você pode conferir se a distribuidora hospitalar que você contratou cumpre as exigências do órgão regulador no Brasil. 

É com esta tranquilidade, do armazenamento correto e da logística do transporte, que você deve ficar ao comprar os medicamentos e produtos hospitalares que darão garantia ao abastecimento do seu hospital e continuidade no atendimento clínico dos seus pacientes. 

Alta de preço na compra de medicamentos

Evite problemas de superfaturamento em qualquer período da sua gestão (tempos de crise ou não). Você pode fazer isso ao ter um bom contrato de prestação de serviços com uma distribuidora hospitalar confiável. Assim como ter mais de um fornecedor pode ser uma alternativa. 

Já que desta forma, seu hospital ou clínica, não será submetido à preços fora de mercado, em caso de escassez. Agora, se você escolher apenas um fornecedor, cuide para que esta distribuidora seja coerente com a oferta dos seus insumos hospitalares. 

Uma boa distribuidora hospitalar, será transparente com você. Como assim? Ela fará o alerta em caso de possível escassez, e não vai deixar para avisá-lo só na hora que você for renovar seu estoque. Te deixar alerta sobre problemas como falta do medicamento por conta de outra peça da engrenagem dessa cadeia produtiva, é parte da transparência que o seu fornecedor precisa ter com você.

Desabastecimento de produtos hospitalares

O desabastecimento que ocorre hoje, por exemplo, nos hospitais públicos e privados, é falta de gestão ou falta de responsabilidade da distribuidora? Bom, difícil afirmar uma das duas opções, assim como é complicado resumir à estas duas alternativas. Enquanto há situações em que o gestor não conseguiu calcular o seu estoque, ou enquanto o país não conseguiu suprir de matéria-prima às indústrias, ou ainda, enquanto o transporte ficou prejudicado em alguma de suas etapas… 

Enfim, você precisa buscar uma distribuidora que possua estoque, ou que seja capaz de solucionar a sua demanda. Preze pela transparência sempre. Evite a surpresa na hora de comprar os insumos. Imagine ver o seu estoque desabastecido e não poder recorrer a quem deveria abastecê-lo? 

Tenha sempre confiança no seu fornecedor, busque uma distribuidora hospitalar segura. 

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