Para reforçar a sua importância, no dia 25 de Novembro é considerado o Dia Internacional do Doador de Sangue. A doação é um ato voluntário que tem o potencial de salvar inúmeras vidas. Com apenas uma doação, o sangue coletado é suficiente para ajudar até quatro pessoas.

Entretanto, existem muitos brasileiros que nunca doaram sangue na vida e ainda pensam que doar sangue dói, que é perigoso ou que não ajuda em nada. Trouxemos, portanto, dados que auxiliam na divulgação das campanhas de doação de sangue para buscar cada dia mais novos doadores.

A importância da doação

O Brasil possui uma grande carência de sangue nos hemocentros espalhados pelo país. O percentual anual de doadores varia de 1,76% a 1,78% da população, sendo que o necessário deveria ser de 3% a 5%.

Com apenas uma doação, seu sangue pode ser utilizado para estudos de tratamento de doenças, pode salvar a vida de até 4 pessoas e ainda verificar o estado de saúde do doador, pois ele precisa passar por uma série de exames antes da coleta. 

Como é realizada a doação de sangue

A doação ocorre em diferentes passos. Primeiro, a pessoa que deseja tornar-se um doador deve estar com um documento oficial com foto em mãos para fazer o cadastro. Logo, ela vai responder um questionário para identificar se existe qualquer doença que a impeça de doar sangue. Após isso, ela é passada para a triagem clínica. Nela ocorre uma série de exames e entrevistas feita pelo profissional de saúde com o intuito de pegar informações sobre possíveis doenças que o doador possa ter, para assim garantir a integridade física do paciente que vai receber o sangue.

Com isso, inicia-se a coleta de sangue. Ela dura em torno de 10 a 15 minutos e todo o material utilizado é descartável para não ter nenhum risco de passar doenças enquanto ocorre a coleta de sangue. Em seguida, o doador recebe um lanche e algumas informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta. 

Requisitos para ser um doador de sangue

Antes de tudo, o doador precisa ter entre 16 a 69 anos, ter o peso mínimo de 50kg, estar bem alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas na última noite. 

Contudo, existem alguns requisitos que impedem que algumas pessoas possam doar sangue durante um certo período de tempo. São eles:

Também existem casos fixos que não podem doar sangue em hipótese alguma. São eles:

Período de tempo

É importante atentar que existe um período mínimo para o corpo do doador se recompor do processo de coleta. Ou seja, não é possível doar todo mês. Por mais que saibamos que a atitude ajudaria muito, não é o certo. Para homens, a doação é recomendada a cada 2 meses e para mulheres a cada 90 dias.

Ampliar o número de doadores de sangue é fundamental para salvar a vida de inúmeros pacientes que passam por sufocos em hospitais e clínicas. Portanto, todos devemos ajudar na divulgação da importância da doação e esclarecer dúvidas que possam impedir alguém de ajudar o próximo.

A Distribuidora Hospitalar Cristal apoia a doação de sangue e parabeniza todos os doadores do país que ajudam e salvam vidas desconhecidas todos os dias. 

Por isso, doe sangue e salve vidas você também! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *