A injeção de progesterona é usada para restaurar períodos menstruais normais (amenorréia) ou sangramento anormal devido aos baixos níveis hormonais. Pode ser usada sozinha ou com outros medicamentos.
Quando usada como contraceptivo, a progesterona funciona impedindo a ovulação e a gravidez. Freqüentemente combinada com o estrogênio para obter melhor controle do ciclo menstrual – e para inibir a maturação do óvulo (óvulo jovem) de forma mais eficaz.
Por outro lado, a diminuição dos níveis normais de progesterona pode resultar em problemas de fertilidade na mulher que está tentando engravidar, ou consequências graves, como gravidez ectópica ou aborto, na mulher grávida. Nesses casos, o médico também pode recomendar a suplementação do hormônio via injeção.
O que é progesterona?
A progesterona é um hormônio que é produzido naturalmente no corpo tanto por homens quanto por mulheres. Homens e mulheres têm quase os mesmos níveis de progesterona ao longo de suas vidas. Os únicos momentos em que os níveis de progesterona diferem são durante a fase lútea do ciclo menstrual e durante a gravidez.
Durante a gravidez, a progesterona desempenha um papel importante, especialmente no início do primeiro trimestre. O hormônio é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e preparar o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que seja expulso pelo corpo.
A progesterona também garante que o útero tenha vasos sanguíneos dilatados suficientes para alimentar o embrião à medida que ele cresce. Ela desempenha este importante papel até que a placenta seja formada por volta da semana 10 e estabeleça seu próprio suprimento de sangue.
Alterações nos níveis de progesterona
Normalmente, os níveis de progesterona aumentam após a ovulação e mantêm-se altos caso exista uma gravidez, para que o corpo mantenha as paredes do útero se desenvolvendo e não produza um aborto. Caso não exista gravidez, os ovários deixam de produzir progesterona e o revestimento do útero é destruído e eliminado naturalmente através da menstruação.
O tratamento para corrigir os níveis anormais de progesterona geralmente é feito quando a quantidade do hormônio é mais baixa que o esperado com o uso de comprimidos de progesterona, principalmente no caso de mulheres com dificuldade para engravidar.
As injeções de progesterona são frequentemente prescritas para mulheres grávidas com elevado risco de aborto ou em técnicas de reprodução assistida aplicadas para promover o para obter a preparação endometrial.
Se você está buscando por injeções de progesterona para qualquer um dos casos citados nesta matéria, consulte seu ginecologista ou obstetra para receber orientações. Com a prescrição em mãos, aproveite para conhecer a assessoria especializada na importação de medicamentos da Farmácia Medicom – integrante do Grupo Cristal.
Confira nosso site e faça sua cotação conosco pelo link https://farmaciamedicom.com.br/medicamentos-importados/
FONTE:
https://youngwomenshealth.org/dicas/injecoes-hormonais-de-estrogenioprogesterona/
https://my.clevelandclinic.org/health/drugs/19165-progesterone-injection
https://www.healthline.com/health/pregnancy/progesterone-injections
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/progestina
https://origen.com.br/o-que-e-progesterona-e-qual-sua-importancia-para-a-gravidez/
https://www.tuasaude.com/progesterona/
https://www.rxlist.com/progesterone-injection-drug.htm