A campanha “novembro azul” tem o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. Além da campanha estimular a quebra de tabus e incentivar os homens a realizar o exame, a mesma divulga informações importantes sobre a doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil em decorrência do câncer de próstata. É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, e geralmente ocorre em homens mais velhos – 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
Apesar de o novembro azul ser direcionado principalmente ao câncer de próstata, ele também promove a conscientização sobre a saúde masculina no geral. Sendo um meio importante para dar visibilidade às ações de saúde do homem no país.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando ocorre a presença de algum sinal, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Os sintomas são:
- Dor óssea
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou sêmen.
Quando fazer os exames:
O recomendado para realizar o exame de próstata a partir de 40 anos de idade. Porém, embora seja raro, é possível ter a doença antes dos 40 anos. É interessante levar em consideração que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença, portanto, recomenda-se procurar um urologista que auxiliará na melhor idade para iniciar os preventivos.
Para tirar dúvidas a respeito do assunto, procure o seu médico e não deixe de buscar ajuda.
Para seguir acompanhando nossos conteúdos, visite nosso blog.